Nomeando Exoplanetas

Agora que somos reconhecidos internacionalmente pela IAU podemos participar do processo de nomeação de exoplanetas.

Esse processo consiste no envio de sugestões para um sistema composto de uma estrela hospedeira e exoplaneta(s). Cada entidade registrada pela IAU escolhe apenas um, dentre uma lista de vinte, para enviar sua sugestão.

Primeiro, foram consultados os membros ativos para escolha do sistema. O eleito foi o xi Aquilae, sistema composto de uma estrela e um exoplaneta, da constelação da águia. Essa estrela é visível à olho nú e tem magnitude de 4.7.

IMG-20150605-WA0000

Assim que o sistema foi escolhido, foi aberto um formulário público para que sugestões fossem enviadas a nós. Apesar de ser uma escolha do público, as sugestões de nome deviam seguir uma série de regras pré estabelecidas pela IAU. São elas:

  1. Propostas de nomes devem ter:
  2. Como complementos, não serão permitidos:
    • Nomes de animais de estimação
    • Nomes de natureza puramente ou principalmente comerciais
    • Nomes de indivíduos, lugares ou evento principalmente conhecidos por atividades políticas, militares ou religiosas
    • Nomes de indivíduos vivos
  3. Apenas os nomes que não são protegidos por marcas comerciais ou outras formas de reivindicações de propriedade intelectual podem ser propostos
  4. A decisão da IAU, através do seu Grupo de Trabalho do Comitê Executivo sobre Nomeação Pública de planetas e satélites planetários, sobre os nomes a serem oferecidos para voto público em geral é feito com base na IAU Exoplanet Naming e é a decisão final.
  5. Compreende-se que os nomes comuns vencedoras, após a votação pública, não irá substituir as designações científicas, mas será reconhecido pela IAU como o nome usado publicamente adequado para o objeto(s), e, como tal, ser publicitado, juntamente com o devido crédito à organização que propôs. Este nome público pode então ser usado internacionalmente juntamente com, ou em vez de, a designação científica, de forma permanente e sem restrições.

Recebemos excelentes propostas!!! Foi muito bom poder contar com o público nessa empreitada, mas por um consenso dos administradores, seriam elegidas apenas três sugestões recebidas para compor a votação final. Então ficamos com os seguintes candidatos:

OPÇÃO 1: Estrela: Ignitus Aquilae. Planeta: Democritus Hs1

Ignitus Aquilae
Ignitus é uma palavra em latim que significa inflamado, ardente, cintilante e brilhante, os dois últimos significados tem relação com características de uma estrela. Ressalto que Ignis em latim quer dizer fogo e como essa estrela é uma gigante vermelha pensei na relação da cor com fogo. Aquilae devido a localização.

Democritus Hs1
Como temos apenas uma estrela e um planeta lembrei do átomo de hidrogênio que é formado apenas por um próton com um elétron em sua órbita, por isso o Hs1, o s1 fazendo menção a distribuição eletrônica e Democritus por ser um dos primeiros a pensar na ideia de átomo.

OPÇÃO 2: Estrela: Cuprum Helium. Planeta: Stannun

Cuprum Helium
Helium remete a sol/estrela e Cuprum é o latim para cobre. Devido a sua coloração marrom-alaranjada, a estrela remete a o elemento cobre em sua composição mais básica da natureza.

Stannun
Stannun é o latim para estanho,outro elemento químico que é utilizado em circuitos,em junção com o cobre.A função de um complementando a função do outro

OPÇÃO 3: Estrela: Marin. Planeta: Seiya

Marin
É uma personagem do anime Cavaleiros Do Zodíaco, em cada um possuiu uma armadura de cada constelação. Ela é a amazona da armadura de prata de Águia. Então, acho que por estar a décadas fazendo sucesso, seria legal homenagear o anime representado nessa personagem que é uma das mais relevantes.

Seiya
Se a estrela é Marin, nada melhor que o planeta receba o nome de seu maior aluno, e que é o protagonista do anime, Seiya.

O formulário para votação está disponível no seguinte link: http://goo.gl/forms/vnK2LUT9jW

Sinta-se à vontade para votar no seu favorito quantas vezes quiser!!! A votação será encerrada no dia 14/06 e o nome campeão será divulgado no mesmo dia.